Quando as pessoas dizem doença cardíaca, na maioria das vezes se referem à doença cardíaca coronária. No entanto, existem muitos outros tipos de doenças cardíacas que você deve conhecer. Além disso, muitas vezes ouvimos o termo doença cardiovascular; você deve saber que nem todas as doenças cardiovasculares são doenças cardíacas. Abaixo, listaremos os tipos mais comuns de doenças cardíacas, seus sintomas e tratamento.

Doença cardíaca coronária

Também conhecida como doença arterial coronariana, ocorre quando há um acúmulo de placas em nossas artérias. Isso os torna mais estreitos, o que restringe o fluxo sanguíneo e priva o coração de oxigênio. Se uma placa se romper, um coágulo de sangue pode interromper o fornecimento de sangue ao coração, o que pode causar um ataque cardíaco.

Sintomas

O sintoma mais comum é dor no peito ou angina. Isso geralmente é descrito como pressão, peso, plenitude, queimação, dormência, dor, aperto. Às vezes, é confundido com azia ou indigestão. Além do peito, pode ser sentida nos braços, pescoço, ombros, costas e mandíbula. Outros sintomas incluem palpitações, batimentos cardíacos mais rápidos, tonturas, sudorese, náuseas e falta de ar.

Tratamento

Um médico pode diagnosticá-lo depois de aprender sobre seus sintomas, fatores de risco e histórico médico. Existem vários testes de diagnóstico que podem ser realizados para determinar a extensão da sua doença e o melhor tratamento. Você pode precisar fazer mudanças de estilo de vida, como parar de fumar, evitar alimentos processados ​​e introduzir uma dieta com baixo teor de açúcar, baixo teor de sal e baixo teor de gordura trans. Você também deve se exercitar regularmente, mas consulte seu médico para ver qual programa seria melhor seguir. Além disso, medicamentos podem ser necessários. Tudo depende do seu diagnóstico, mas aspirina, estatina e inibidor de PCSK9 são alguns dos medicamentos que ajudaram a diminuir o risco de ataque cardíaco e derrame nas pessoas.

Arritmia

checklist 3222079 1920

Ter arritmia significa que você tem um batimento cardíaco irregular. Se o seu coração está batendo muito devagar, isso é chamado de bradicardia, e se estiver muito rápido, você tem taquicardia. Esta doença pode ser inofensiva, mas também pode ser motivo de preocupação.

Sintomas

Vendo como algumas arritmias são silenciosas, você pode não notar nenhum sintoma. No entanto, se você notar algo, pode incluir palpitações, tonturas, palpitações no peito, falta de ar, fadiga, dor no peito e desmaios.

Tratamento

Ao tomar seu pulso, um médico pode encontrar um batimento cardíaco irregular. Às vezes, para reiniciar um ritmo normal, uma pessoa precisa receber um choque elétrico enquanto está sob anestesia; isso é chamado de cardioversão. Além disso, você pode precisar de um marcapasso implantado.

Cardiopatia congênita

Isso ocorre quando uma pessoa nasce com um problema cardíaco. Esta condição pode ser muito grave. Sua causa é muitas vezes desconhecida, mas pode ser genética, ambiental ou uma combinação de ambos.

Sintomas

Às vezes, acontece que a pessoa não apresenta nenhum sintoma. No entanto, se o fizer, muitas vezes é falta de ar. Quando se trata de crianças e bebês, eles podem apresentar infecções pulmonares, respiração rápida e má alimentação, baixo ganho de peso, um tom azulado na pele, lábios e unhas.

Tratamento

Se uma pessoa tiver uma doença cardíaca congênita, ela terá que visitar um cardiologista regularmente. Eles podem precisar de medicação, cirurgia ou nenhum tratamento. A medicação inclui digoxina (para fortalecer as contrações) e diuréticos (para eliminar a água). Cuidados especializados ao longo da vida geralmente são necessários para a maioria dos pacientes.

Doença da válvula cardíaca

Um coração tem quatro válvulas que garantem que o sangue sempre flua como deveria e que não haja vazamento para trás. Esta doença ocorre quando as válvulas não estão funcionando corretamente.

Sintomas

Os sintomas nem sempre refletem a gravidade da condição. A ausência de sintomas às vezes pode exigir uma reação imediata, enquanto alguns sintomas perceptíveis podem não ser significativos. Os sintomas podem incluir fraqueza ou tontura, palpitações, falta de ar, bem como rápido ganho de peso e inchaço dos pés, tornozelos e abdômen.

Tratamento

Esta doença pode ser diagnosticada com um exame físico seguido de alguns testes diagnósticos. A realização desses testes ao longo do tempo pode permitir que o médico veja como a doença está progredindo e qual deve ser o tratamento. A medicação inclui bloqueadores beta, anticoagulantes, diuréticos, inibidores da ECA, vasodilatadores e medicamentos antiarrítmicos. Além disso, as válvulas podem ser reparadas ou substituídas com cirurgia.

muitos outros tipos de doenças cardíacas, como coração aumentado e doença do músculo cardíaco. Caso você se encontre em uma situação em que perceba algum desses sintomas, certifique-se de entrar em contato com seu médico imediatamente.