3 de abril de 2022 — a egnite, Inc., uma empresa de saúde digital de tecnologia avançada focada em fornecer soluções de inteligência artificial para ajudar os hospitais a identificar e gerenciar seus pacientes cardíacos de maior risco, anunciou hoje novos dados com potencial para ajudar melhor a comunidade clínica compreender o impacto da doença valvular cardíaca (VHD) e a necessidade de vigilância na triagem e diagnóstico de pacientes. Os resultados do estudo patrocinado, “Prevalência Contemporânea de Doença Valvular Cardíaca e Variabilidade Diagnóstica entre Centros”, foram publicados como um resumo no Jornal do Colégio Americano de Cardiologia (JACC) e será apresentado na 71ª Sessão Científica Anual do American College of Cardiology (ACC.22) em 3 de abril de 2022.

Uma análise foi realizada em dados de mais de 714.000 pacientes (representados por mais de 929.000 relatórios ecocardiográficos não identificados) em 35 programas comunitários e acadêmicos nos EUA para avaliar a prevalência de estenose aórtica (EA), regurgitação aórtica (AR), estenose mitral ( EM), insuficiência mitral (RM) e insuficiência tricúspide (RT). Os dados foram obtidos da plataforma CardioCare, que inclui um grande conjunto de dados de relatórios ecocardiográficos que podem oferecer insights sobre diagnóstico e gerenciamento de doenças cardíacas estruturais contemporâneas em ambientes de prática do mundo real.

Principais descobertas demonstradas:

• A prevalência de VHD continua a ser substancial e mais comum à medida que os pacientes envelhecem, com um aumento notável acima dos 65 anos de idade. TR e RM foram os tipos mais comuns de VHD observados.
  • A prevalência de VHD mista também aumentou com o avançar da idade; a combinação de RM e TR foi a forma mais comum de doença valvar mista.
  • No geral, VHD de gravidade moderada ou maior foi mais comum entre pacientes do sexo feminino versus pacientes do sexo masculino.
  • A RM grave foi diagnosticada mais comumente em centros que oferecem tecnologias de reparo valvar mitral transcateter (1,2% vs. 0,8%, p<0,0001).

“Este é o primeiro estudo de prevalência de um dos maiores bancos de dados de eco do mundo, ressaltando o potencial de pesquisas inovadoras desse tremendo recurso. Nosso trabalho expande em uma ordem de magnitude o tamanho da amostra e a generalização de trabalhos anteriores em uma grande coorte contemporânea”, disse J. Matthew Brennan, MD, MPH, Professor Associado de Medicina, Cardiologia Intervencionista, Duke University School of Medicine e autor principal do estudo. “Esses dados confirmam que a crescente prevalência de doença valvar única entre pacientes mais velhos são os primeiros achados em larga escala a demonstrar uma prevalência de quase 1 em 20 de doença valvar dupla moderada ou maior, especificamente MR/TR entre pacientes mais velhos. Também sugere uma maior prevalência de doença mitral e tricúspide entre as mulheres com maior prevalência de estenose aórtica entre os homens.”

VHD é uma condição progressiva e mortal que pode ocorrer quando qualquer válvula do coração está danificada ou doente. Embora o diagnóstico oportuno seja fundamental para garantir que essa população de pacientes receba o tratamento de que precisa no momento certo, o sistema de saúde dos EUA é fragmentado, o que pode causar atrasos na intervenção que resultam em subtratamento ou falta de tratamento oportuno.

“Esses dados fornecem importantes insights contemporâneos para entender o impacto da doença valvar na era atual. Embora devamos continuar a nos concentrar em melhorar os resultados para pacientes com estenose aórtica, os dados destacam a necessidade urgente de terapias inovadoras para tratar pacientes com insuficiência mitral e insuficiência tricúspide, bem como pacientes com doença valvar mista”, disse Glenn R. Barnhart, MD, Diretor Médico da Egnite. “Esta análise representa o compromisso da egnite em fechar as lacunas no atendimento ao paciente que impedem o diagnóstico e o tratamento oportunos. Somos gratos ao Dr. Brennan e aos outros autores do estudo por liderar este esforço e tornar esta análise possível.”

Para mais informações: www.egnitehealth.com

Encontre mais conteúdo do ACC22 aqui