A doença arterial coronariana é o acúmulo de placas nas artérias que fornecem sangue rico em oxigênio para o coração.

A doença pode resultar de predisposição genética, idade, sexo, pressão arterial, níveis de colesterol ou triglicerídeos ou hereditariedade. Também pode resultar de uma dieta pobre, estilo de vida sedentário ou níveis elevados de colesterol no sangue.

O tratamento inclui medicamentos que atacam seus fatores de risco ou uma possível cirurgia. Na condição, o coração não recebe oxigênio, nutrientes ou sangue suficiente para funcionar adequadamente.

A doença arterial coronariana pode causar morte súbita, às vezes sem aviso prévio, por ataque cardíaco. Esta doença ocorre com mais frequência em pessoas que fumam e têm pressão alta.

A doença arterial coronariana pode afetar qualquer faixa etária e, em homens, geralmente começa após os 45 anos. Ela é responsável por mais de 25% de todos os ataques cardíacos e derrames fatais nos Estados Unidos.

De acordo com o estudo ‘Tendências divergentes em doenças cardíacas isquêmicas e mortalidade por acidente vascular cerebral na Índia de 2000 a 2015: um estudo de mortalidade nacionalmente representativo’, publicado na revista Lancet em agosto de 2018, doenças cardíacas causaram mais de 2,1 milhões de mortes na Índia em 2015 em todas as idades.

Além disso, 0,9 milhão de mortes foram causadas por doença coronariana e 0,4 milhão por acidente vascular cerebral.

“De acordo com a Coherent Market Insights, espera-se que a América do Norte detenha uma posição dominante no mercado global de terapia de doença arterial coronariana devido à alta prevalência de doença arterial coronariana.

De acordo com uma pesquisa realizada pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), em 2015, a doença cardíaca coronária mata mais de 370.000 pessoas anualmente nos EUA, das quais mais de 92% tinham dor no peito como sintoma principal. Para mais informações (em) https://www.coherentmarketinsights.com/

Alguns sintomas comuns de doença arterial coronariana incluem dor no peito, inchaço, tontura, desmaio, náusea, palpitações, sudorese e falta de ar.

A dor torácica pode ser aguda, súbita, intermitente, crônica ou aguda. Sudorese, tontura e falta de ar geralmente ocorrem junto com a dor no peito.

A maioria das pessoas experimenta alguns ou todos esses sintomas pelo menos uma vez na vida.

Exames de sangue podem ajudar a determinar se a doença arterial coronariana está presente ou não. Uma variedade de testes, incluindo eletrocardiograma, deglutição de bário, tomografia computadorizada, ultra-som e angiografia são usados.

Dependendo da gravidade de seus sintomas, seu médico determinará o melhor plano de tratamento e gerenciamento para você.

O tratamento pode variar de mudanças no estilo de vida a tratamento médico, dependendo de suas necessidades individuais.

Existem várias terapêuticas para a doença arterial coronária disponíveis. Na maioria dos casos, depois de sentir os sintomas da doença arterial coronariana, você precisará fazer mudanças no estilo de vida.

Você receberá medicamentos prescritos que ajudam a diluir o sangue, chamados drogas anti-hipertensivas. Você também pode receber medicamentos que impedem o acúmulo de placas nas artérias ou inibidores da ECA.

Há também mudanças no estilo de vida que podem ajudar a reduzir o acúmulo de gordura nas artérias e fortalecer o coração.

A heparina, também conhecida como heparina não fracionada (HNF), é um medicamento que atua como anticoagulante no tratamento da doença arterial coronariana.

Este glicosaminoglicano de ocorrência natural também pode ser usado para o tratamento da síndrome coronária aguda de fibrilação atrial e tromboembolismo venoso. O papel da heparina no tratamento da doença arterial coronariana permanece obscuro.

A adição de infusão de heparina não fracionada ajuda a reduzir os eventos cardíacos durante o período de tratamento, mas não está associada a nenhum benefício sustentado durante o acompanhamento a longo prazo.

Os betabloqueadores também podem ser eficazes na redução da mortalidade quando usados ​​no tratamento a longo prazo da insuficiência cardíaca aguda descompensada.

Os betabloqueadores funcionam bloqueando os efeitos do hormônio epinefrina, também conhecido como adrenalina. Os betabloqueadores mais comumente prescritos são o succinato de metoprolol e o tartarato de metoprolol.

O succinato de metoprolol afeta o coração e a circulação (fluxo de sangue através das artérias e veias). O metoprolol também é usado em combinação com outros medicamentos para o tratamento da insuficiência cardíaca.

O metoprolol é usado individualmente ou com outros medicamentos para o tratamento da pressão alta (hipertensão).

O tartarato de metoprolol é usado quando a ação imediata do metoprolol é necessária, enquanto o succinato de metoprolol é usado quando a liberação prolongada do metoprolol é necessária.

Essas terapêuticas são eficazes para pacientes com descompensação leve sem hipotensão ou evidência de hipoperfusão.

O uso de tartarato de metoprolol e succinato de metoprolol pode causar tonturas, sensação de cansaço, depressão, confusão, problemas de memória; pesadelos, problemas para dormir; diarréia; ou coceira leve ou erupção cutânea.

A terapêutica da doença arterial coronariana também pode variar de mudanças no estilo de vida a intervenções médicas e cirurgias.

Os medicamentos para o coração coronário incluem uma variedade de classes de medicamentos, incluindo medicamentos modificadores do colesterol, aspirina, bloqueadores dos canais de cálcio, ranolazina, nitroglicerina e inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) e bloqueadores dos receptores da angiotensina II.

As drogas modificadoras do colesterol reduzem o material primário que se deposita nas artérias coronárias. Pressão alta também é conhecido por ser um fator de risco para esta doença.

O uso de medicamentos pode levar a alguns efeitos colaterais, como dor de cabeça, tontura, nariz entupido, dor nas costas e nas pernas, diarreia, níveis elevados de potássio no sangue, o que pode causar problemas de ritmo cardíaco e inchaço devido ao acúmulo de líquido sob a pele.

A cirurgia também é uma parte importante da terapêutica da doença arterial coronariana. A cirurgia pode ajudar a remover o acúmulo de placas nas artérias e melhorar o fluxo sanguíneo.

Existem diferentes tipos de cirurgia, incluindo bypass da artéria coronária, angioplastia ou angioplastia com balão. A cirurgia pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de coágulos sanguíneos e encurtar a duração da hospitalização.

A cirurgia de revascularização do miocárdio pode ser utilizada como opção cirúrgica para o tratamento da doença arterial coronariana.

Se você está em risco de doença arterial coronariana, é especialmente importante tomar medidas preventivas, evitando fumar, perder peso, reduzir a ingestão de álcool e reduzir o consumo de alimentos e medicamentos que comprovadamente contribuem para a doença arterial coronariana.

Vários estudos relataram que o COVID-19 pode causar distúrbios cardiovasculares, incluindo lesão miocárdica, arritmias, síndrome coronariana aguda e tromboembolismo venoso.

O novo coronavírus pode causar lesão miocárdica aguda e danos crônicos ao sistema cardiovascular. Assim, a DAC é uma condição prevalente entre os pacientes com COVID-19, variando entre 2,5% e 10% dos casos, segundo dados do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças publicados em 2022.

Mudando seu estilo de vida pode ajudá-lo a viver mais, mas se você já tem a terapia da doença arterial coronariana pode ajudar a aliviar os efeitos colaterais e proporcionar conforto ao saber que você está tomando medidas para reduzir o risco de complicações graves.

As mudanças no estilo de vida são uma parte importante do tratamento da doença coronariana. Estes incluem perder peso, parar de fumar e evitar o álcool.

Você também pode esperar reduzir seu nível de colesterol incluindo gorduras mais saudáveis, óleos monoinsaturados e poliinsaturados em sua dieta e incluindo alimentos com baixo teor de gordura saturada, sal e açúcar.

Você também precisará aumentar sua ingestão de fibras e líquidos.

O tabagismo e o consumo excessivo de álcool são os principais fatores de risco para doenças coronarianas. Eles podem diminuir o fluxo sanguíneo e aumentar o acúmulo de placas nas artérias.

O uso frequente de produtos de tabaco pode levar ao acúmulo de depósitos de gordura nas artérias. O consumo de álcool pode levar a um acúmulo de colesterol nas artérias, o que pode causar aterosclerose ou ataque cardíaco. Se você é pesado ou bebe álcool regularmente, é importante parar.