Previsão do mercado de ultrassom cardiovascular | DAIC

Esperava-se que o mercado global de sistemas de ultrassom cardiovascular registrasse um CAGR de 5,9% durante o período de previsão, de acordo com a O mercado de sistemas de ultrassom cardiovascular – crescimento, tendências, impacto e previsão do COVID-19 (2022-2027)um novo relatório da Mordor Intelligence.

A COVID-19 teve um impacto profundo no sistema de imagem cardiovascular em 2020. O maior fator de impacto negativo no mercado foi a redução no diagnóstico de doenças cardiovasculares devido à reserva de recursos de saúde para pacientes com COVID-19. No entanto, pacientes com doença cardíaca subjacente correm maior risco de doença grave para COVID-19. Nesses pacientes, o ultrassom diagnóstico pode e está sendo usado para diagnosticar o COVID-19. A ultrassonografia do coração, que pode ser realizada à beira do leito, tornou-se uma ferramenta fundamental para os médicos durante o tratamento e monitoramento de pacientes com COVID-19. O risco de contaminação e disseminação nosocomial associado ao uso de ferramentas de diagnóstico padrão, como estetoscópio e sistemas de imagem radiológica no gerenciamento do COVID-19, contribuiu para a crescente demanda por sistemas de ultrassom cardiovascular de bolso, alterando a dinâmica desses espaços de mercado.

Os principais fatores para o crescimento do mercado de sistemas de ultrassom cardiovascular incluem o aumento da incidência de doenças cardiovasculares (DCV), o aumento dos avanços tecnológicos e as vantagens da ecocardiografia sobre os procedimentos diagnósticos cardíacos invasivos.

As DCV continuam sendo uma causa substancial de morbidade e mortalidade no mundo desenvolvido e estão se tornando uma causa cada vez mais importante de morte nos países em desenvolvimento. De acordo com as atualizações de 2020 da Organização Mundial da Saúde, a doença isquêmica do coração é responsável por 16% do total de mortes no mundo. Desde 2000, o maior aumento de óbitos foi por doença isquêmica do coração, aumentando em mais de 2 milhões para 8,9 milhões de óbitos em 2019. Consequentemente, o aumento do número de doenças cardiovasculares aumentou a demanda pelo sistema de ultrassom cardiovascular para diagnóstico.

O avanço tecnológico, como a inteligência artificial (IA), teve um impacto positivo significativo na cardiologia, oferecendo recursos aprimorados para diagnosticar certas doenças cardíacas. No entanto, fatores como cenários desfavoráveis ​​de reembolso e o impacto econômico da adoção de novas tecnologias provavelmente impedirão o crescimento do mercado estudado ao longo do período de previsão.

Principais tendências do mercado

Espera-se que o segmento de imagens de ultrassom 2-D seja o segmento de crescimento mais rápido durante o período de previsão. O COVID-19 impactou a produção de sistemas de ultrassom cardiovascular 2-D em 2020. Além disso, o atraso de procedimentos eletivos devido a medidas relacionadas ao COVID-19 afetou negativamente o mercado de dispositivos médicos cardiovasculares. Enquanto alguns procedimentos cardiovasculares são considerados urgentes, outros foram adiados e adiados desde o início da pandemia global. Outro fator que impacta negativamente o mercado é a redução no diagnóstico de doenças cardiovasculares devido à reserva de recursos de saúde para pacientes com COVID-19.

A ultrassonografia bidimensional também é conhecida como ecografia em modo B ou ultrassonografia. Ele exibe um mapa 2D de dados em modo B e atualmente é a forma mais comum de imagem de ultrassom cardíaco usada em todo o mundo. Ele usa vários transdutores e permite a geração de várias imagens do campo ou quadros a cada segundo na tela, dando a ilusão de movimento. É usado principalmente para medir as dimensões das câmaras cardíacas, avaliar a estrutura e a função valvar e melhorar a precisão da interpretação das modalidades Doppler.

O ultrassom bidimensional é uma das formas mais comuns de tecnologia utilizada. No entanto, apresenta desvantagens, como baixa resolução, distorção da onda de ultrassom resultando em imagens imprecisas, visualização da estrutura óssea interna e posicionamento regional. Espera-se que os avanços tecnológicos, como imagens Doppler e imagens de ultrassom 3-D/4-D, afetem o mercado global de imagens 2-D durante o período de previsão.

Espera-se que a América do Norte domine o mercado

A América do Norte deverá liderar o mercado devido à alta adoção da modalidade de ultrassom em diagnósticos gerais e à crescente prevalência de doenças crônicas associadas ao estilo de vida. Espera-se que a alta demanda por dispositivos médicos tecnologicamente avançados impulsione o crescimento do mercado na região.

De acordo com Relatório de Pesquisa da American Heart Association 2018, as doenças cardíacas são responsáveis ​​por 1 em cada 7 mortes nos Estados Unidos. A doença coronariana é a principal causa (43,8%) de mortes atribuíveis a doenças cardiovasculares nos Estados Unidos, seguida por acidente vascular cerebral (16,8%), insuficiência cardíaca (9%), hipertensão arterial (9,4%), doenças das artérias ( 3,1%) e outras doenças cardiovasculares (17,9%). Esse cenário leva a uma maior demanda por sistemas de ultrassom cardiovascular para melhor diagnóstico, o que impulsionará o mercado nos Estados Unidos.

Veja o gráfico de comparação dos sistemas de ultrassom cardiovascular