Pesquisadores do Cedars-Sinai são os primeiros a distinguir entre parada cardíaca súbita tratável e intratável

30 de março de 2022 – Cientistas clínicos no Instituto do Coração Smith at Cedars-Sinai desenvolveu um algoritmo clínico que, pela primeira vez, distingue entre parada cardíaca súbita tratável e formas intratáveis ​​da doença.

As descobertas, publicadas hoje na revista peer-reviewed Jornal do Colégio Americano de Cardiologia: Eletrofisiologia Clínicatêm o potencial de melhorar a prevenção de parada cardíaca súbita – perda inesperada da função cardíaca com base nos principais fatores de risco identificados neste estudo.

“Toda parada cardíaca súbita não é a mesma coisa”, explicou Sumeet Chugh, MDdiretor do Centro de Prevenção de Paradas Cardíacas e principal autor do estudo. “Até agora, nenhuma pesquisa anterior distinguiu entre parada cardíaca súbita potencialmente tratável versus formas intratáveis ​​que causam a morte em quase todos os casos”.

A parada cardíaca súbita fora do hospital causa pelo menos 300.000 vidas nos EUA anualmente. Para os afetados, 90% morrerão dentro de 10 minutos após a parada cardíaca.

Para esta condição em grande parte fatal, a prevenção teria um impacto profundo. O maior desafio, no entanto, está em distinguir entre aqueles que mais se beneficiariam de um cardioversor desfibrilador implantável – e aqueles que não se beneficiariam do choque elétrico.

“Os desfibriladores são caros e desnecessários para indivíduos com o tipo de parada cardíaca súbita que não responde a um choque elétrico”, disse Chugh. “No entanto, para pacientes com formas tratáveis ​​ou ‘chocáveis’ da doença, um desfibrilador salva vidas”.

Chugh, também professor e Pauline and Harold Price Chair in Cardiac Electrophysiology Research, diz que esta nova pesquisa fornece um algoritmo de avaliação de risco clínico que pode identificar melhor os pacientes com maior risco de parada cardíaca súbita tratável – e, portanto, uma melhor compreensão desses pacientes quem se beneficiaria de um desfibrilador.

O algoritmo de avaliação de risco consiste em 13 variáveis ​​clínicas, eletrocardiográficas e ecocardiográficas que podem colocar um paciente em maior risco de parada cardíaca súbita tratável.

Os fatores de risco incluem diabetes, infarto do miocárdio, fibrilação atrial, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica, distúrbios convulsivos, síncope – perda temporária de consciência causada por queda na pressão arterial – e quatro indicadores separados encontrados com um teste de eletrocardiograma, incluindo a frequência cardíaca.

“Este algoritmo inédito tem o potencial de melhorar a forma como atualmente prevemos a parada cardíaca súbita”, disse Eduardo Marbán, MD, PhD, diretor executivo do Smidt Heart Institute e da Mark S. Siegel Family Foundation Distinguished Professor. “Se validado em ensaios clínicos, poderemos identificar melhor os pacientes de alto risco e, portanto, salvar vidas”.

O estudo de pesquisa utilizou dados de dois estudos plurianuais em andamento, fundados por Chugh. O Oregon Sudden Unexpected Death Study é uma avaliação abrangente de paradas cardíacas súbitas entre os 1 milhão de residentes da área metropolitana de Portland, Oregon.

O estudo Ventura Previsão de Morte Súbita em Comunidades Multiétnicas (PRESTO) é baseado em Ventura, Califórnia, com aproximadamente 850.000 residentes. Ambos os estudos são parcerias comunitárias exclusivas com moradores da área, bem como socorristas, médicos legistas e sistemas hospitalares que prestam atendimento nas duas comunidades.

Ambos liderados por Chugh, os projetos – agora em andamento no Oregon há quase 20 anos e, mais recentemente, em Ventura – fornecem aos pesquisadores informações exclusivas baseadas na comunidade para ajudar a determinar a melhor forma de prever a parada cardíaca súbita.

Como próximo passo, Chugh planeja testar seu algoritmo de avaliação de risco, que foi financiado pelo National Heart, Lung, and Blood Institute (R01HL126938 e R01HL145675), em estudos prospectivos separados, bem como em ensaios clínicos randomizados.

Para mais informações: www.cedars-sinai.org

Mais sobre Parada Cardíaca Súbita:

Cedars-Sinai estabelece nova divisão: Inteligência Artificial em Medicina

Socorristas leigos que fazem RCP são heróis e sobreviventes

Sobreviventes de ataque cardíaco e parada cardíaca correm maior risco de morte precoce