10 de junho de 2022 — Indivíduos com diabetes apresentam um risco substancialmente aumentado de doença nas válvulas cardíacas do lado esquerdo em comparação com controles sem diabetes, mostra um estudo abrangente de registro da Universidade de Gotemburgo. As análises estatísticas também indicam que a doença cardíaca valvular pode ser prevenida pela redução da pressão arterial e pela redução de outros fatores de risco ainda mais do que as metas atuais de tratamento.

Quatro válvulas cardíacas servem para fazer o sangue ir na direção certa. Como a pressão é mais alta no lado esquerdo do coração, a doença valvar afeta mais frequentemente essas duas válvulas. Isso pode ter dois efeitos: as válvulas perdem sua flexibilidade e podem não mais fechar ou abrir o suficiente, e ocorre regurgitação (refluxo), prejudicando a capacidade de bombeamento do coração. A doença valvular pode causar muitos problemas, como respiração difícil, fadiga, tontura e, na pior das hipóteses, insuficiência cardíaca.

Risco de doença valvar distintamente elevado

Outra pesquisa, em modelos animais, mostrou que o diabetes pode exacerbar o endurecimento das válvulas no coração e nos anéis que ligam as válvulas ao coração. A nível populacional, este estudo mostra pela primeira vez quão distinta é a ligação entre a diabetes e o aumento do risco de doença valvular. Tanto os indivíduos com diabetes tipo 1 quanto o tipo 2 têm maior risco de desenvolvê-la e, para este último, o risco de calcificação na valva aórtica (estenose aórtica) é 1,62 vezes maior do que para controles sem diabetes.

Menor risco de regurgitação

Por outro lado, um risco relativamente baixo de regurgitação foi encontrado em pessoas com diabetes tipo 2. No entanto, embora esse achado possa ser interpretado como um efeito protetor, os pesquisadores dizem que provavelmente não é positivo.

“O menor risco de regurgitação primária (ou refluxo) no diabetes tipo 2 também é causado pelo suposto processo de endurecimento e calcificação que é iniciado, por exemplo, por pressão alta, metabolismo prejudicado do açúcar no sangue e fatores ligados à obesidade. À medida que envelhecemos, o processo de endurecimento no coração ocorre em todos nós – mesmo em indivíduos sem diabetes – mas presumimos que o diabetes o acelera”, disse Aidin Rawshani, principal autor do estudo, pesquisador da Universidade de Gotemburgo, Sahlgrenska. Academia e médico do Hospital Universitário Sahlgrenska.

O estudo baseia-se em dados de registo relativos a pouco mais de 3,4 milhões de pessoas na Suécia, acompanhados ao longo de 20 anos. Os resultados são publicados na revista científica Circulação.

Metas ideais de tratamento

O estudo identifica açúcar no sangue, pressão arterial, lipídios no sangue, obesidade e função renal como fatores específicos que afetam os riscos de doença da válvula cardíaca do lado esquerdo. A análise estatística mostra que pode ser benéfico se mais fatores de risco tradicionais forem reduzidos ainda mais, em comparação com as diretrizes atuais de saúde. No entanto, a descoberta é puramente estatística, como enfatizam os pesquisadores por trás do estudo.

“Nossos resultados sugerem que o risco de doença valvar cardíaca poderia ser reduzido se as metas de tratamento recomendadas fossem reduzidas. Mas essa descoberta deve ser interpretada com cautela, pois não passa de uma associação estatística até agora. Ensaios clínicos são necessários para verificar se o efeito é genuinamente tão benéfico quanto as estatísticas sugerem”, disse Rawshani.

Doença valvar degenerativa e diabetes

O estudo também mostrou que os diabéticos cujo nível de açúcar no sangue, pressão arterial, gorduras no sangue (lipídios), índice de massa corporal (IMC) e função renal (taxa de filtração glomerular estimada, eGFR) estavam dentro da faixa alvo terapêutico tinham um risco persistentemente alto de endurecimento. em válvulas do lado esquerdo, enquanto o risco de regurgitação de sucção foi marcadamente baixo, em comparação com os controles. Várias análises de sensibilidade produziram mais achados de interesse, como o risco marcadamente elevado de doença degenerativa da válvula do lado esquerdo entre pessoas com diabetes. Isso corrobora a hipótese de que é um processo degenerativo no anel valvar que contribui para o menor risco de regurgitação valvar observado em diabéticos.

O estudo inclui dados, coletados ao longo de 20 anos, em pouco mais de 3,4 milhões de pessoas na Suécia. Eles incluíram 36.211 diabéticos tipo 1 e 678.932 diabéticos tipo 2. Os dados foram coletados de quatro registros nacionais suecos: Registro de Diabetes, Registro de Pacientes, Registro de Causas de Morte e Registro de Medicamentos Prescritos. O Statistics Sweden (SCB) forneceu controles combinados e acesso ao Banco de Dados Integrado Longitudinal para Seguros de Saúde e Estudos do Mercado de Trabalho (LISA).

Mais resultados do estudo: Comparado com indivíduos sem diabetes,

• Pessoas com diabetes tipo 2 têm risco de estenose aórtica (endurecimento da válvula aórtica) 1,62 vezes, e risco de estenose mitral (endurecimento da válvula mitral) 2,28 vezes, maior.
    • Pessoas com diabetes tipo 1 têm um risco de estenose aórtica 2,59 vezes e um risco de estenose mitral 11,43 vezes maior.
    • Diabéticos tipo 1 têm risco de regurgitação mitral 1,38 vezes maior.
    • Para pessoas com diabetes tipo 2, o risco de regurgitação é um pouco menor. O risco de regurgitação primária na valva aórtica e mitral é 19 e 5 por cento menor, respectivamente.
    • Mesmo com o controle ideal dos fatores de risco, os diabéticos tipo 2 têm um risco de estenose aórtica 1,34 vezes maior e um risco de estenose mitral 1,95 vezes maior, enquanto seus riscos de regurgitação aórtica e mitral são 33 e 18% menores, respectivamente.
    • Os diabéticos tipo 2 têm um risco de estenose mitral degenerativa 2,27 vezes maior, enquanto os diabéticos tipo 1 têm um risco 21,72 vezes maior. A pressão arterial sistólica e o IMC mostram a associação de risco mais clara com doenças valvares do lado esquerdo.
    • Em pessoas com diabetes tipo 1 e controle ótimo dos fatores de risco, o risco de estenose aórtica é 2,01 vezes maior e o de estenose mitral 3,47 vezes maior.

Para mais informações: https://www.gu.se/en